quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Reballing LG E500



Para inicio do ano, trago-vos mais um trabalho, desta vez um Reballing a um LG E500 que deu falha de controlador NVidia:



Depois disto, reiniciou-se o PC e nunca mais deu imagem.
Desta feita procedi então ao processo de Reballing da NVIDIA.

NOTA: também existe modelos em que a tela aparece dividia, que é o caso deste:




Vídeo do processo de remoção:




Ficam então as imagens do trabalho:





Mais fotos serão colocada mais tarde.





24 comentários:

  1. boas como fizeste o rebal?? tou com o mesmo problema.. que materiais usaste..

    mais dicas que possas dar para fazer um bom reparo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Que estação tens? IR ou de ar quente?

      Cumprs

      Eliminar
    2. tenho IR


      ja tive a ver uns videos de rebal.. mas alguma nota em especifico para este chip?
      do que vi será que basta aplicar a solda de estanho? vi outros rebal´s que exigiam mais materiais..

      cumps

      tenho lá o portatil parado em casa, neste momento so funciona com outro monitor fixo...

      Eliminar
    3. Nada em especial, tirando a temperatura o resto é igual aos outros.

      Tirar o Chip, limpar o mesmo e a motherboard, soldar as esferas com ajuda do Stencil, e voltar a soldar o Chip no sítio.

      Qual dos passos vais?

      Eliminar
  2. Boas e parabéns pelo forum.
    Apenas tenho a dizer k se fosse uma página em vez de blog ficava mais prático. Mas isto é apenas uma opinião pessoal.

    Eu consegui arranjar um E500 impecável por fora e com tudo. E com problema na gráfica claro... Estou a ponderar comprar uma T-862 para fazer em mesmo reballing. O que queria perguntar (visto ser mesmo um curioso com alguns conhecimentos) era se achas que devo arriscar.. É alguma coisa mais ou menos fácil seguindo os passos todos? E é preciso alguma máquina de sucção? Como é tirado o chip? E como é usado o stencil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de perguntar. E a temperatura? Tens 3 fases certo? Desculpa a noobice, e acredita k googlei muito. Mas se tiveres algum tempo para me explicares, e eu por logo as duvidas todas eu agradecia.

      Cumprimentos,
      Bruno

      Eliminar
    2. Boas!

      Obrigado pela sua opinião, mas nunca pensei que o Blog tivesse tanta adesão por parte dos utilizadores, o que era no inicio um meio para expor os meus trabalhos, o meu passatempo é agora um local de esclarecimento de dúvidas dos utilizadores, o que não me importo nada :)

      E a ideia do Fórum vêm-me cada vez mais à cabeça...

      A T-862 parece-me bem, é a mais barata do mercado e faz um bom trabalho, o único senão é Top Heater ser demasiado pequeno para este chip e isso vai-lhe dar algum trabalho a tirar o mesmo.

      Em relação ao resto das perguntas se passar por aqui consegue ter uma ideia de como o processo é feito:

      http://mvisionpt.blogspot.pt/2013/04/manual-de-reballing-insys.html

      Cumprimentos.

      Eliminar
    3. Boas.
      Um ponto é esse link que me mandaste. Eu já revirei o teu blog de uma ponta à outra :D
      Eu sou programador informático, essa é a minha área, não estas coisas do reballing,,,

      Eu ia pra perguntar acerca das 3 temperaturas... Mas como é evidente... Tenho k perguntar antes: O que é o "Top Heater"? E porque é k é pequeno? É a estação que é pequena?

      Eliminar
    4. Sim, são áreas completamente distintas...

      Mas nesse link que te mandei, consegues entender tudo?

      As 3 temperaturas é relativo, podes até trabalhar só com uma de forma gradual; o objectivo é não danificar a motherboard e o chip.

      O Top Heater é o aquecedor superior, que para aquecer o Chip não o consegue abranger todo...entendes?

      Cumprs

      Eliminar
    5. Sim entendi.
      Entao e o Top Heater dá pra trocar? É esse o único senão? E já agora, que temperatura(s) usaste e quanto tempo? Qual o diametro das esferas k usaste?

      Eliminar
    6. E já agora, como se utiliza os stencils na colocação das esferas?

      Eliminar
    7. Isso não sei, vais ter que pesquisar porque nunca usei nenhuma estação dessas. O que sei é que o Top Heater é demasiado pequeno.

      Em relação às esferas, no caso deste Chip são 0.6mm, mas cada chip tem a sua medida.

      Para conseguires obter as temperaturas, tens que ter em causa:

      - A temperatura ambiente na sala;
      - A percentagem de humidade na sala;
      - Tipo de motherboard;
      - Tipo de GPU;
      - Altura do Heater superior e inferir em relação à placa;

      Só assim consegues saber a tua temperatura.

      Podes ver pelo link que te mandei, que nos vídeos tens a ideia da temperatura que cheguei para remover o chip.

      Cumprs

      Eliminar
    8. Boas!

      Adicionei o vídeo (feito hoje) a remover o GPU da Nvidia deste portátil.

      Cumprs

      Eliminar
    9. Obrigado.
      Bem já tou com quase todas as dúvidas respondidas. Já sei como é utilizada a estação com os stencils. Ora então dizes que o Top Heater é muito pequeno... De que tamanho é o chip deste GPU? E já agora, sabes de que tamanho é os da Ps3. Mesmo k o chip seja maior k o Top Heater, poderei me safar à mesma (mudando possivelmente as temperaturas para uma melhor dessoldagem e soldagem)?

      Eliminar
    10. Este chip é de 38/40mm o da PS3 é de 45mm.
      É assim, podes sempre safar deste que saibas o que estas a fazer.
      Mas não é fácil digo-te já.

      Em relação ao último video que coloquei, chegas-te a ver? Que dizes?

      Eliminar
    11. Sim vi o video. Muito bom mesmo. Em relação ao procedimento em si penso que não tenho dúvidas em nenhum passo. Claro que necessito de mais informações acerca de temperaturas, mas isso é diferente.

      Agora pelo que vi, a T-862 só dá para reparar 15x15mm ou 25x25mm. Apesar de ter uma área de 80x120mm. Que estação barata, baratinha há para 40x40mm ou 45x45mm?

      Já agora quanto levas para fazer reballing? És de que zona?

      Eliminar
    12. Já agora vi o seguinte:

      http://portuguese.alibaba.com/product-gs/t862-infrared-bga-soldering-station-507975737.html

      Na última secção aparece o "Método de operação", e lá diz "A utilização de lentes de diâmetro são 28mm, 38mm, 48mm.". Ou seja, se a lente dá pra trocar para uma de 48mm, em teoria poderei fazer reballing sem problemas certo?

      Eliminar
    13. Se assim for tas safo, isto na teoria :)
      Só precisas de saber como aumentar a lente.


      Eliminar
    14. Sim, vê esta foto:

      http://i00.i.aliimg.com/img/pb/528/783/592/592783528_483.jpg

      Do lado direito tão 2 comédias para mudar. Esse é o modelo t-862++, mas estou a mandar emails para ter a certeza dessa situação das lentes na t-862.

      Já ouvi muitas pessoas a desencorajarem-me, mas quanto mais estudo a situação, mais vejo as vantagens. É evidente k é um risco, mas considero um risco calculado.
      Caso dê pra trocar as lentes, eu devo seguir em frente na compra...

      Eliminar
    15. Força nisso!

      Depois mete aqui umas fotos da bicha quando chegar :)

      Eliminar
  3. Já agora, qual é a tua estação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho várias, uma delas a IR 6000 que vês nas Fotos.

      Eliminar
    2. Várias? Bolas... Já tou a ver que deves ter um espaço bem interessante :D

      Eu já namorei a IR 600, mas isto tá mau... Eu queria ver se me iniciava com a T-862. Já vi que há lentes para 45mm, a questão é se será o suficiente... Tou a pensar que mesmo com essa lente, terei de repensar as temperaturas e tempo das mesmas...

      Tou com algumas dúvidas, e este é um assunto que em Portugal não é muito explorado (dizem que não tem muita saída).

      PS: Já agora em relação a fazeres um site diferente ou um forum, eu poderia te dar um empurrão. Afinal essa é a minha área. Tenho algumas em andamento se quiseres ver. Quem sabe não nos ajudamos um ao outro :) Acredito que não precises de divulgação para a tua empresa, mas este tipo de assunto merecia uma estrutura diferente. Se calhar é por eu pessoalmente não gostar nada de blogs... :D

      Eliminar
    3. Isto é um passatempo para mim, como existe pessoal que investe em Aeromodelismo, Radio Amadorismo, BTT, Airsoft, etc...eu invisto nisto :)

      O meu problema não é montar um fórum, - porque também sou informático - o meu problema é ter tempo para andar la a responder às questões ou administrar a coisa.

      De qualquer forma, alguma coisa que precises envia-me email modernvisionpt@gmail.com, que falamos em privado.

      Eliminar